Ser educador é isto...

Ser educador é isto... 

É subir a árvores e desafiarmo-nos a sair da zona de conforto, levá-los a seguir-nos e a desafiarem os seus medos ultrapassando-os de forma orgulhosa.

Ser educador é isto... é ter que te descalçares para mostrar que a relva não pica, não morde, e que esse momento se torna uma experiência. 

Ser educador é isto... é adormecer e acordar a pensar nos problemas que os 25 catraios, que estão à nossa responsabilidade, tem e pensar em estratégias para os ajudar.

Ser educador é isto... é envolveres-te em 1001 brincadeiras diárias,  dividires-te de forma a que te tornes presente com cada um.

Ser educador é isto... é deitares-te no chão e seres completamente absorvido por abraços, por beijos tendo como música de fundo os risos de todos os que não te deixam levantar.

Ser educador é isto... é criar relações de amizade, de tal forma fortes, que te chamam mãe, pai durante o dia.

Ser educador é isto... é abrires o coração à relação e transmitir, através do exemplo, o sentimento e a emoção de cada gesto, de cada palavra, de cada situação.

Ser educador é isto... é ter sensibilidade para os diferentes pais, ter um papel de extrema importância na educação parental, na negociação e na compreensão. 

Ser educador é isto... é estar atento a todas as chamadas de atenção, sejam elas de crianças ou de famílias, que tentam encontrar as melhores respostas para os filhos. 

Ser educador é isto... é ter como melhores amigos o Voltaren e o saco de água quente, devido às dores nas costas, pelos colos que se dão, diariamente, quando uma, depois outra e depois outra criança te pedem o aconchego, pedem conforto. 

Ser educador é isto... é estar orgulhoso com as notícias que se recebem em relação às conquistas dos ex-alunos. 

Ser educador é isto... é andares na rua e, de repente, reconhecerem-te como ex-educador, e dirigirem-te as palavras: "Lembro-me quando brincavas connosco e nos levavas para a rua". 

Ser educador é isto... é ter paciência acrescida, sensibilidade inigualável, compreensão sem medida, para acolher cada palavra, cada gesto e cada olhar. 

Ser educador é isto... é tornares-te mediador de conflito, de forma a dar resposta justa a cada problema, a cada luta, a cada choro e a cada frustração. 

Ser educador é isto... é ousar, ser ousado, sair da caixa e ter a capacidade de olhar e escutar as crianças. 

Ser educador é isto... é olhar para as paredes cheias de nada e pensar: "tenho construído oportunidades tão importantes, temos trilhado caminhos tão valiosos que não existem paredes suficientemente valiosas para expor tais tesouros. 

Ser educador é isto... é saber justificar cada passo dado, pedagogicamente, não por imitação, mas por adequação ao grupo.

Ser educador é isto... é ter a possibilidade de construir e de gerir um currículo único, adequado, que valoriza o grupo presente e as conquistas e as frustrações dos grupos anteriores. 

Ser educador é isto... é uma profissão exigente que pressupõe uma visão atenta das crianças, deixando de parte o egocentrismo, deixando de parte os gostos pessoais.

Ser educador é isto... é valorizar os interesses das crianças. 

Ser educador é isto.. é reconhecer na palavra brincar, a verdadeira forma de expressão das crianças.

Ser educador é isto... é olhar para a rua, para o espaço exterior, como um espaço tão mais importante do que a sala de atividades.

Ser educador é isto... é sair à rua e deixá-los explorar, permitir que vejam além paredes e sejam autónomos.

Ser educador é isto... é ser  e saber ser equipa, valorizar quem trabalha connosco diariamente, respeitar e aceitar a diferença 

Ser educador é isto... é aventurares-te e acompanhares os desafios que te lançam. 

Ser educador é isto... é sair desanimado num dia, desmotivado, mas olhar para as 25 caras e ver 25 sorrisos à espera do teu sorriso. 

Ser educador é isto... é perder noites a pensar em planificações, em pesquisas literárias, em leituras que atualizam o nosso ser profissional. 

Ser educador é isto... é correr as lojas dos chineses com o objetivo de encontrar pequenas oportunidades/objetos que proporcionem uma boa oportunidade de exploração, de aprendizagem e de conhecimento. 

Ser educador é isto... é saber avaliar sem grelhas, sem quantificações, sem comparações, sem termos comparativos a criança padrão que não existe. 

Ser educador é isto... é permitir que as crianças vivam cada etapa de forma tranquila, sem necessidade de antecipação de conhecimentos escolares para o ciclo seguinte. 

Ser educador é isto,,, é ousar, desafiar, deixar de olhar para si próprio, sair da zona de conforto e acolher quem está ao nosso lado, não no sentido de criticar, mas no sentido de partilhar, de crescimento mútuo, de respeito, cooperação. 

Ser educador é isto... é errar, é saber pedir desculpa e corrigir atitudes, tornando-nos exemplo para eles, para os colegas e para os pais.


Ser educador é isto... é ser aprendiz. 

Se ser educador é isto, que seja! Eu sou educador e, além destas razões, existem ainda mais que me fazem gostar da profissão.

#umacaixacheiadenada


Rui 


Comentários

  1. muito bom, gosto muito da tua escrita e do teu trabalho. é possível partilhar na minha página?
    https://www.facebook.com/fofinhosdebelas/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário. Poderá aceder à página de Facebook uma caixa cheia de nada e fazer a partilha na sua página! Obrigado pelas suas palavras e partilhas!

      Eliminar
  2. Excelente caraterização da profissão mais gratificante que existe! Damos muito, mas recebemos muito mais em troca...
    Parabéns por conseguir transmitir com tanta facilidade o que por vezes se torna tão dificil de exprimir.
    Mais uma vez fomos brindados com esta excelente reflexão! Obridada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário! É, como diz, um reflexão, com tantos itens em falta, são só mais alguns para nos lembrarmos! Faltam muitas mãos cheias de ser educador é isto! :) Muito Obrigado!

      Eliminar
  3. Gosto muito desta reflexão que espelha o que sinto, e como entendo a minha/nossa profissão. Muito obrigada! Vou partilhar na página do Facebook que dinamizo e no grupo de pais, pois penso que o posso fazer...já agora apresento-me: Gabriela Frias, Educadora de infância há mais de 30 anos, ainda e sempre fascinada com a nossa profissão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras! São reflexões, sentidas, que tem esse objetivo, sensibilizar, fazer pensar, educadores, auxiliares, pais, comunidade em geral! :) Tem carta verde para partilhar! muito obrigado pelas suas partilhas!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por sistematizar tão bem esta profissão que é muito mais que uma profissão. É uma forma de estar na vida.

      Eliminar
  5. É isto! Obrigada por dizer tão bem!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?

"as minhas paredes estão cheias de nada (...) isso é sinal de que não trabalho"