Ressuscitem (a educação) e vistam as novas vestes de mudança!

E, ressuscitou ao terceiro dia… Assim nos dizem ao longo dos tempos.

É Páscoa, e após tanta preparação, após uma caminhada longa pelas quintas, em que se foram realizando recolha de coelhos, galinhas, ovos e cenouras, eis que ressuscitamos. Estão livres…

Deixamos as vestes para trás, ou tentamos, pois, viajamos ao longo do tempo e vemos tudo igual, o estado da educação não muda. Posto isto, crucifiquemo-nos!

Sacrifiquemo-nos por este caminho que leva tantos fiéis a seguir o que dizemos, sem sequer ouvirmos o que cada um tem para dizer,

Carreguemos as cruzes que ao longo do tempo nos fizeram caminhar de estação em estação, sem sequer olhar para as necessidades de quem estava a nosso cargo.

Prostremo-nos e sintamos a páscoa como tempo de mudança, de ressurreição, em que, deixamos de olhar para a educação (de infância) como algo que pertence aos adultos, mas desafiemo-nos a olhar para a educação, como um mundo fabuloso, cheio de sonhos, desejos, interesses, possibilidades, oportunidades, não é um mundo cor de rosa… não é um mundo perfeito! Mas, crucifiquemo-nos, para que, ao fim de três dias, possamos ressuscitar.

Vistam as novas vestes reluzidas, vestes de motivação, de empenho, de capacidade de ouvir e de respeito. Aprendam a respeitar, não é apenas dizer que fazem atividades giras, em que andam contentes a colorir, a fazer prendas e prendinhas, (ai os diminutivos,..); respeitar a perspetiva das crianças, o interesse, as vontades, é saber orientá-los e não obrigá-los. Respeitar as crianças é reconhecer neles a capacidade de serem promotores das suas aprendizagens, permitir que sejam agentes ativos neste processo de aprendizagem, de conhecimento e de desenvolvimento.

Deixem crucificar as velhas crenças, entreguem as vossas cruzes e tornem-se seres de luz, iluminados pela mudança, pelo desejo de dar as respostas necessárias e não aquelas que vós mesmos quereis dar! Permitam que cresçam e sejam capazes de olhar para cada pergunta, dos mais pequenos, como a oportunidade ideal para captar a atenção, a motivação e o empenho.

Desafiem-se a ressuscitar, a viver uma vida nova à luz das crianças, à luz da nova educação, dos novos desafios.

Saiam do vosso túmulo, deixando nele as vestes que carregaram ao longo destes anos. Vistam-se, de novo, e sejam audazes, capazes de mostrar o verdadeiro sentido da educação (de infância). Sejam, no meio de todo este povo, seres interessados em espalhar a razão, a reflexão e a vontade de acolher a mudança.

Ressuscitem dentro de cada um e sigam as pegadas dos mais novos, aventurem-se ao som das gargalhadas, da boa disposição e dos seus interesses.

Dispam as vestes que não vos permitem ver. Sintam a necessidade de mudança e a necessidade de olhar para a educação de um modo humilde, em que, assumem um companheirismo, uma entrega e um caminho conjunto a seguir.

Crucifique-se a resistência, o medo de mudar, de sair da zona de conforto, as opiniões da sala do lado.

Crucifiquem as mentalidades que não creem na potencialidade das crianças, que não valorizam a educação como forma de mudar a sociedade, que não valorizam o conhecimento.

Crucifiquem a ignorância, o sentimento de indiferença, o egocentrismo profissional e o orgulho.

Ressuscitem, vivam e deixem viver.

Ressuscitem com as novas vestes, vestidos de luz, de vontade de mudança, de vontade de fazer mudança.

Ressuscitem para o respeito profissional, para a valorização de cada etapa escolar, para cada etapa de crescimento, para a partilha e cooperação.

Sejam, no seio do vosso povo, verdadeiros seres capazes de melhorar o dia-a-dia de todas as crianças. Sejam verdadeiros seres que provocam a reflexão e mais do que copiar, que façam os outros refletir acerca do que fazem.

Ressuscitem verdadeiramente e deixem brilhar dentro de cada um a nova veste de luz, veste de mudança, de audácia e de valorização das crianças, como estas merecem ser valorizadas.

Ressuscitem (a educação) e vistam as novas vestes de mudança!    

#umacaixacheiadenada

Rui

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?

"as minhas paredes estão cheias de nada (...) isso é sinal de que não trabalho"