Quem sou eu para lhe dizer: (...) nunca tocarás o céu.

O desafio diário faz com que os pequenos cresçam e estabeleçam novas metas. A nossa função é nada mais, nada menos, do que alargar os conceitos que já adquiriram e permitir que continuem a fazer crescer estes conhecimentos, tornando-os reais e possíveis de atingir. Esta atitude leva a que, de forma continuada, possamos contribuir para que se continuem a desafiar e a motivar neste processo a que chamam crescer. 

"Rui alto, tavo não chega." E aponta para o teto. 

Está neste momento em cima de um pequeno degrau que é utilizado na aula de educação física. O seu desejo é simples: tocar no teto. 

O esforço para o conseguir fá-lo esticar-se e colocar-se em bicos de pés, na esperança de que consiga tocar no céu daquela sala. 

Se os desafiamos, diariamente, a subir cada vez mais alto, para continuar a crescer, quem sou eu para lhe dizer: "Desce daí, que cairás!" 
Quem sou eu para lhe dizer: "És demasiado pequeno, nunca tocarás o céu."

Quem sou eu... ? 

Sou aquele que te pode ajudar a manter vivo esse desejo de continuar a crescer. 
Sou aquele que te pode incentivar a arranjar estratégias que te façam continuar a sonhar e assim, como desejas, um dia poderás tocar o céu. 
Sou aquele que diz: "És pequeno, mas se subires às minhas costas estaremos os dois mais próximos daquilo que desejas, tocar o céu da nossa sala."
Sou aquele que é teu companheiro de viagem e que, diariamente, te incentiva a ir mais além e a manter viva a crença de que consegues chegar tão alto quanto quiseres. 
Sou aquele que está ao teu lado, para subires mais alto, assim como para te apoiar nas quedas.
Sou aquele que está ao teu lado e te encoraja a levantar mais forte sempre que caíres. 
Sou aquele que não permite que desistas, que te faz sonhar e que te ajuda a manter vivo o sonho interior, aquele desejo que sentes diariamente, por querer sempre mais. 

Sou aquele que está ao teu lado. 

Sou aquele que se relaciona, que acredita e que vive algumas horas do teu dia, testemunhando o teu crescimento, o teu esforço, a tua evolução. 
Sou aquele que transmite todo o sentir aos teus pais, que me concedem o prazer de te poder ver a crescer. 
Sou aquele que te afaga as lágrimas que choras quando sentes saudades, que guarda os sorrisos quando os mostrar, que lê o brilho dos teus olhos quando te sentes feliz. 

Mais do que tudo, sou aquele que acredita, que se te esforçares, um dia tocarás o céu, e eu, espero poder ajudar-te a chegar até lá! 


#umacaixacheiadenada

Rui


Comentários

  1. Chega a ser comovente, de tão belo, este jeito de lidar com a simplicidade ... Com educadores assim, estas crianças poderão até não "tocar" o céu, mas, certamente, conhecê-lo-ão... 🌤️🌈

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?