O lanche de hoje foi papa!

As mãos ficaram sujas, a mesa ficou suja, o bibe ficou sujo, o lanche foi papa. 

Agitação à mesa, rabos difíceis de sentar, bocas que teimam em pedir pela papa, choros ansiosos de receber o seu prato, apenas, porque viram as caixas da papa. 

Se o barulho/agitação era notório, basta que, para reinar o silêncio, cada um receba o seu prato e comece a comer descansado, com o desejo de que a papa nunca termine. 

O silêncio instalou-se nas mesas, a satisfação em comer, sozinhos, aumenta. Ora comem com a colher na mão direita, ora com a colher na mão esquerda. Seja com que mão for, saboreiam aquela papa que depressa o deixa de ser. Se a autonomia de cada um permite o uso da colher, esse momento, autónomo, depressa se torna num processo criativo, em que a papa começa a espalhar-se pela mesa, como se de uma tela se tratasse, cheia de expressão e sentimento. 

As mãos cobriram-se de papa e passeiam-se livremente pela mesa, pela boca, pela cara, cabelo, roupa,... tornam-se verdadeiras máscaras de beleza, de tratamentos capilares, com resultados dignos das mais conhecidas clínicas de estética. Após as tentativas do uso da colher, a satisfação é maior, ao sentir a papa nos dedos e nas mãos. 

O lanche terminou, é hora de regressar à sala e de retirar a máscara de beleza. 
Levantam-se, empurram a cadeira, arrumando-a no seu lugar e agradecendo por mais um lanche, passam, delicadamente, as mãos nas calças de quem lhes proporcionou um momento rico de oportunidades de exploração. Com as mãos cobertas desta papa, acariciam a perna, deixando nela a sua marca de gratidão. 

Seguem corredor fora, em passo pausado, de forma desordenada... entram na sala e continuam prontos para as aventuras!    

#umacaixacheiadenada

Rui 


Comentários

  1. Pois é Rui comem com a colher na mão direita, na mão esquerda, com o cabo da colher e até mesmo com o prato à boca. E depois tu dizes " olha tens cá uns bigodes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão apenas a mostrar que podem ser verdadeiros SALVADOR DALI. tudo se torna num processo de exploração e aprendizagem! Obrigado pelo seu comentário!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?