“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

De forma constante, somos confrontados com as expectativas dos pais e com a ansiedade desmedida face às aquisições de aprendizagens escolarizadas, consideradas precoces e afastadas do que é a Educação de Infância. 

Enquanto educadores devemos promover espaços e momentos que sensibilizem para a importância da Educação de Infância, nomeadamente, da Educação Pré-escolar na aquisição de competências reais e que, se tornam fundamentais na transição para o ciclo seguinte. 

A necessidade de se criarem momentos em ambientes familiares, precocemente escolarizados, leva a que as crianças sintam uma pressão excessiva, tornando as vivências que se pretendem positivas, em aprendizagens sem sentido e afastadas das suas necessidades e interesses.  Reconheçamos que, as crianças nesta idade, encontram-se numa fase em que o seu corpo e a sua maturidade não estão preparadas para receber os conhecimentos, quer sejam de foro físico, emocional, social, como escolar. Há um processo importante de ser vivido e esse, é baseado naquilo que melhor sabem fazer: brincar. 

A utilização de livros ou de manuais, por vezes incutidos em escolas, transmite uma falsa sensação de preparação para o ciclo seguinte. Não é, de todo, o que se pretende nesta faixa etária. 

O que se pretende na Educação Pré-escolar? 

De facto, olhar a Educação Pré-Escolar é conseguir entender que o brincar é uma ferramenta de aprendizagem, e que a maior preocupação, que se deve ter, é que se dê tempo e espaço para que as crianças o façam. 

Através deste tempo, a sua capacidade de concentração atinge níveis de empenho e de envolvimento impossíveis de serem atingidos com um livro de tracejados. O referido tempo do brincar, leva a que existam relações e ligações entre o pensamento e o por em prática, potenciando e elevando os diálogos e o processo de socialização. 


Este reconhecimento, valorização do brincar, torna o trabalho dos educadores ainda mais desafiante, dada a especificidade na observação a ter diariamente e nos desafios propostos, quer pelos adultos, como pelas crianças. O intuito é desafiar, promover situações, materiais e aumentar as potencialidades dos espaços que levam ao desenvolvimento do brincar. É escutar e conhecê-los. 

Este reforço do brincar leva a que se sensibilize para a necessidade de se associar o movimento, a interação com todo o corpo, ao espaço que os rodeia. Assim, criar espaços diferenciados torna-se urgente, alargando, desta forma, as oportunidades de desenvolvimento e de envolvimento criadas. 

A escolarização precoce é algo que chega,, diariamente, pelas bocas dos mais pequenos aos jardins de infância. A responsabilidade que lhes é transmitida na exigência da aprendizagem das letras e dos números, leva-os a centrarem-se em atividades que os fazem viver a angústia, a desmotivação e a criação do conceito de escola desviado de si própria. Não há sentimento, não há envolvimento, não há escuta, não há a capacidade de olhar s crianças de modo individual e único. 

Quantas oportunidades se perdem ao agirmos desta forma. 

O que acontece no jardim de infância que valoriza a transição? 

Em primeiro lugar a maturidade é fundamental, comportamental, psicológica, mental, física, visível através do brincar, das relações que estabelecem, dos jogos que se jogam e da própria proatividade ao longo do dia. 

A capacidade de criatividade e imaginação leva a que, durante o brincar, construam cenários idealizados, partilhados e cooperados representando a forma como olham o mundo que os rodeia. E se, inicialmente, o brincar estava definido por um caminho, este é alterado, vezes sem conta, e fá-los alargar os conceitos que detêm, tudo com o objetivo de complementar os planos que iniciaram. Alargam, desta forma, conhecimentos já adquiridos, partilhando-os, ou até refutando-os. 

As brincadeiras com plasticina, massa de modelar, legos, … permitem-nos explorar as sensações, as texturas, realizar construções minuciosas que envolvem a exigência do movimento para atingirem o fim que imaginaram. 

Mas, apesar de vermos refletidas as tentativas diárias e que dão frutos, continuamos a insistir na premissa de que só o lápis os ajuda a desenvolver este movimento. Os labirintos no chão, os desenhos com paus na terra, o movimento ao longo de linhas, muros, e espaços que exijam equilíbrio, fazem com que a experimentação se torne e transporte do global para o específico, e essa vivência é fundamental para a transição. A verdadeira experimentação com todo o corpo. 

O jardim-de-infância é um canto de oportunidades, de potencialidades. As ligações criadas entre os diferentes espaços são benéficas para tornar e alargar os conhecimentos que têm e aqueles pelos quais demonstram interesse. As mesas e as cadeiras não podem servir como justificação para a transição, como tantas vezes se ouve: “tens de treinar a estar sentado!”. 

Se pensarmos nesta frase e a cruzarmos com momentos do brincar, por ex. enquanto faz uma construção de lego, enquanto brinca no chão, iremos reparar que a criança se encontra sentada, não numa cadeira, mas sim próxima ao que está a fazer, e fá-lo com intenção, com sentido, motivada e empenhada, é isso que se valoriza e que se permite que vivam. 

A criação de momentos entre um lápis e uma folha, com orientações precisas de nuvens, chuva e voos de abelhas, não preparam as crianças para o ciclo seguinte, não promovem a motivação, mas sim a frustração. 

Que se contem histórias, que se lhes mostre diferentes livros, com código escrito, ou até sem ele. Porque é através do contacto com a leitura e com a escrita destes livros, que se começa a sensibilizar para… A Educação Pré-escolar não tem como fim o ensino de letras e de números, ou até, de um modo exagerado, a leitura; pressupõe, sim, a sensibilização para o código escrito. Ter contacto com palavras, letras, números, não é apenas no jardim-de-infância que deve acontecer, entre quatro paredes. A escrita está em todo o lado, e a sensibilização para a leitura passa por nos tornamos atentos ao que nos rodeia e permitir que eles sejam curiosos e reconheçam à sua volta essas potencialidades.

A preparação para o ciclo seguinte, não passa por comprar 3 ou 4 manuais e, todos os dias, sentá-los à mesa para treinar a escrita das letras ou os números. Passa, sim, por permitir que moldem plasticina, rasguem folhas, brinquem na terra, mexam em pedras, sintam as texturas, fiquem atentos e criem hipóteses, soluções aos seus próprios problemas. É permitir que sejam curiosos, que saibam viver justificando os seus atos, as suas escolhas, que tenham uma opinião em relação ao que veem e se permitam ser proativos. Serão seres que arriscam. 

Esta vivência em Educação pré-escolar pretende que vivam o ser cidadão, despertos para o outro, para o grupo, como ser integrante e responsável. Viver a autonomia, a valorização pessoal, o otimismo, a criatividade, a imaginação, o sentido crítico, o sentido de partilha e de cooperação, confiança e segurança, o sentido de respeito e de interajuda. 

A preparação para o 1º ciclo, ou o seu treino, é focado em competências que não se tornam tão visíveis como gostaríamos, daquelas que poderíamos colocar um certo ou um errado. É focado e centrado no SER, no permitir que vivam a sua infância e a tornem, realmente, como um centro de oportunidades, de crescimento. 

Poupem o vosso dinheiro dos manuais, criem as oportunidades certas, de modo a que, quando os vossos filhos, as crianças que temos diante de nós, transitarem para o 1º ciclo, sejam capazes de olhar para trás e reconheçam que todas as corridas que deram, as construções que fizeram, as esculturas que criaram, os diálogos que viveram e o tempo que empenharam no brincar, não foi tempo perdido, mas sim, um verdadeiro e importantíssimo processo de construção, de desenvolvimento e de aprendizagem. Um processo de aprendizagem daqueles que não vêm nos manuais. 

Que a frase, “A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”, seja cada vez menos ouvida, e se comece a reconhecer, realmente, o que se pretende com a Educação de Infância. Mais do que um momento de escolarização precoce, é um momento de construção de identidade, de personalidade, de SER criança. 


#umacaixacheiadenada


Rui Inácio


Se gostou de ler, poderá gostar: "o meu filho faz 5 anos, o que pretende fazer para a passagem para o 1 ciclo?"


Comentários

  1. Essa publicação é de suma importância para todos os responsáveis e educadores, visto que o brincar é algo inato e indispensável para o processo de ensino e aprendizagem das crianças.

    ResponderEliminar
  2. De acordo, o mais possivel. Obrigada pelo Maravilhoso texto🙏

    ResponderEliminar
  3. Este é um tema que, infelizmente, surge quase sempre no final do ano, por um ou vários pais. Esta insegurança e angústia que os pais sentem raramente é real, as crianças estão muito bem, com ótimo desenvolvimento e só mesmo os pais não conseguem ver e valorizar, com todo o respeito que tenho pelos pais. Verifico muitas vezes que os filhos destes pais são crianças com muitas competências académicas no entanto, também elas muito inseguras, insatisfeitas e muito exigentes com elas próprias. Não aguento os livros de fichas por idades, que são muito apreciados pelos pais e que desrespeitam tanto a individualidade de cada criança. Patrícia Silva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?