A Educação pré-escolar já terminou, agora vem a escola a sério!

Depois de estarmos tanto tempo em casa, já tinha saudades dos meus amigos e dos adultos da minha sala! Quando regressei, estava tão contente, porque finalmente iria poder brincar novamente com todos eles, podia fazer trabalhos, podia brincar na sala e na rua.

E sabes, quando fui para a escola, primeiro, achei um bocadinho estranho, porque todos os adultos estavam com máscaras e escondiam aquilo que eu mais gostava de ver, o sorriso, que era o que me fazia voltar todos os dias. Mas olhava para os olhos e percebi como estavam felizes por nos verem. No início quase nem me tocavam porque todos tínhamos medo, diziam na televisão que tínhamos de estar afastados, e os meus pais avisaram-me em casa, tens de brincar sozinho, e não podes tocar em ninguém.

Eu bem tentei, mas como é que isso seria possível?

Brincámos tanto! Enquanto brincávamos, divertimo-nos tanto, fizemos construções, corridas, subimos às árvores. Aproveitámos a rua mais do que nos outros dias. Soube tão bem! O sol estava quente, mas soubemos aproveitar todos os momentos.

Às vezes, chamavam-nos para ir para a sala, sentávamo-nos a fazer um trabalho, depois outro, que eu nem cheguei a perceber para que eram. Pintei desenhos do verão, dos Santos Populares, fiz umas nuvens, umas ondas, que faziam a abelha voar até uma flor e eu tinha de estar mesmo concentrado, para não sair daqueles riscos. Cansava-me tão depressa.

Como diziam, durante todo o tempo, este ano és finalista. Dizem que vou para outra escola, para uma escola dos mais crescidos. Sempre que me sentava, diziam que era para eu treinar a estar sentado, como se eu não soubesse estar sentado. Quando estou na rua a brincar, sento-me tantas vezes no chão a brincar com a areia e aí nunca me dizem que estou a treinar!

Ainda fizemos uns chapéus para colocar na cabeça, mas este ano nem podemos fazer a festa dos finalistas! Para fazer o chapéu, bastou estar ao lado dos adultos que eles foram-me ajudando a contrui-lo, pelo menos colei a fita que estava em cima da mesa. Ainda enfeitámos uma capa que já estava recortada e que tinha tudo marcado, para não nos podermos enganar. Nessa capa tinha uma foto minha, tinha também uma fotografia dos meus amigos e tinha umas coisas escritas, mas já não me lembro o que diziam. O que mais gostei, foi mesmo da fotografia, assim vou-me lembrar dos meus amigos e de tudo o fazíamos quando brincávamos na rua, das aventuras que tínhamos lá fora, de corrermos de um lado para o outro sem nos cansarmos. Se eu pudesse nem crescia,  é tão bom ser criança, principalmente, quando nos deixam estar lá fora.

Mas passávamos algum tempo na sala, sentados a fazer recortes pela linha, a pintar, sem sair do risco, e acho que me safei muito bem, mas às vezes parava a olhar para a janela. Da janela da minha sala via todo o parque, cheio de árvores, com relva e via tantas vezes o baloiço na árvore para lá e para cá, como se me estivesse a embalar num dia de muita brincadeira. A árvore que gostava de abraçar, estava sozinha, porque nós estávamos todos dentro da sala.

Fecharam as cortinas, porque tenho de me concentrar no que estou a fazer.

A rua pode esperar, é o que ouço, mas eu não consigo manter-me mais tempo aqui sentado. O rabo já me doi, e além disso, as minhas mãos parece que estão mais pesadas e não fazem aquilo que eu lhes estou a mandar. Mas eu tenho que me concentrar, porque dizem que me estou a preparar para o 1º ciclo, e eu tenho de me sair bem.

Mas sempre que me lembro daquilo que faço lá fora, fico a sentir o meu sangue a andar mais depressa, e fico ansioso pela hora do intervalo, é quando mais gosto de estar na escola!

Os adultos dizem-nos, vamos dar uma corrida lá fora para apanhar ar. Até parece que não sabem como nos cansamos quando andamos a brincar!

Como precisava disto, estava mesmo ansioso por deixar as minhas pernas correr, por saltar do muro para o chão, por correr em cima da relva, por subir às árvores, por brincar à apanhada, por brincar sem parar com os meus amigos. Até me deitei no chão enquanto nos ríamos das palermices que estávamos a fazer.

Quando estamos a brincar, as nossas roupas ficam tão sujas, que acho que os adultos ficam um pouco chateados, mas por aquilo que me dizem, a minha mãe não fica, por isso não me vou importar.  Eles dizem sempre, a tua mãe, quando vir essas calças, vai ficar contente, vai.

Mas eu continuo a fazer aquilo que mais gosto, brincar. Gosto de agarrar nos paus e desenhar no chão. Gosto de imaginar que os paus com que brinco, se tornam espadas, carros, e até já tentámos fazer uma cabana, mas eles caiam. Às vezes subimos a uma árvore pequena que temos no nosso parque, e mesmo estando perto do chão, às vezes sinto-me um valente, porque parece que estou a andar em cima de um ramo muito alto, parece muito arriscado! Mas mesmo assim, eu tento subir e andar em cima do ramo. Faz-me sentir forte e sei que eu consigo equilibrar-me!

Um dia, andava a correr tão rápido, nunca corri tão depressa, diziam que era dos meus ténis novos, e aqui entre nós, eu acho que também me ajudaram um bocadinho, mas no fundo eu sei que sou muito rápido. Corri tanto, tanto, tanto, que sem reparar tropecei e cai no chão. Os meus joelhos doeram-me um pouco, num deles saiu um bocadinho de sangue, mas os adultos correram para mim e limparam logo a ferida. Nem chorei! Eles disseram-me logo, não corras tão depressa que te magoas. Já te tinha avisado! Eu respondi, quero saber se consigo ser mais rápido! E a ferida já passa! Eu nunca lhes disse, mas fiz-me forte, não lhes disse como me doía o joelho.

Trago tudo guardado na minha cabeça.

Mas é verdade, dizem que a escola chegou ao fim, e aprendi tanto, mas tanto aqui. Aprendi a correr, a saltar, a subir, a trepar, a brincar, a ajudar os meus amigos, adorei brincar na rua, sempre que me deixaram! Aprendi a contar as pedras que me cabiam nos bolsos, aprendi algumas brincadeiras que nem conhecia, e foram os meus amigos que mas ensinaram enquanto brincávamos. Vi as folhas a crescer e um dia até as vi a cair, porque chegou o outono.

Este ano não fizemos nenhuma festa de finalistas, mas nem me importei. Quando eu tinha 4 anos, cantamos uma canção, ensaiamos tantas vezes que já não me apetecia cantá-la, e muito menos fazer os gestos que me diziam para repetir. Eu nunca gostei de cantar. No dia em que foi a festa, estava tanta gente a olhar para mim e para os meus amigos, que me senti tão envergonhado, e preferi ficar apenas a olhar, porque tive medo de me enganar na música e nos gestos. Mesmo assim, quem estava a ver, ria-se de nós, porque estavam contentes com o que estavam a ver, e nós só estávamos a cantar aquela música que cantamos tantas vezes, durante tanto tempo.

Mas a escola acabou.

No último dia tirei uma fotografia com o chapéu que me ajudaram a fazer e com o diploma, que diz que já sou grande e que já posso ir para a outra escola. Fiquei feliz, mas fiquei com pena dos que não vão comigo, porque são meus amigos e queria que eles brincassem comigo na outra escola.

Quando os meus pais chegaram, os adultos entregaram-lhes uma capa cheia de trabalhos, tinha aqueles trabalhos que fiz na sala, que os adultos penduravam no corredor, eram muito parecidos uns com os outros, mas cada um fez o seu! Às vezes ajudavam-me e até me diziam que cor devia usar, assim, era bem mais fácil! A pasta estava tão pesada, e no dossier já não aguentava mais uma folha! Mas ali não estava aquilo que eu aprendi a fazer na rua enquanto brincava. Enquanto eles falavam, fui a cada cantinho dizer adeus, porque já não deveria voltar ali. Fiquei a olhar para cada brinquedo, assim, poderia lembrar-me de todos eles.  

Quando cheguei junto dos meus pais, o meu pai disse-me, Agora que o pré-escolar terminou, é que vais ver o que é a escola a sério!

Eu não entendi muito bem o que ele quis dizer, mas respondi-lhe:

Pai, esta escola é a sério. Aprendi tanta coisa!

E nem o deixei falar. Expliquei-lhe tudo aquilo que aprendi, ou pelo menos tentei.

Sabes pai, aprendi que devemos respeitar os outros, que todos somos importantes. Que todos podemos imaginar. Quando estava a brincar na rua, aproveitava cada brincadeira para aprender, porque quando brincamos estamos a aprender muito! Fiz construções e até contei os paus que utilizava. Imaginava na minha cabeça e depois, conseguia fazer quase igual. Nem sempre saía como eu queria, mas eu arranjava sempre uma solução.

Às vezes, ficava um pouco cansado de estar na sala a fazer aqueles trabalhos, mas também aprendi, porque agarrava no lápis como agarrava nos pauzinhos quando estava a brincar e escrevia no chão. Um dia escrevi o nome de 5 amigos meus e quantos anos tinham, tudo isso na areia da rua. Mas sabes, o que mais gostava, era quando me deixavam subir à árvore, tinha de estar tão concentrado para não cair, porque eu queria estar mais alto do que os outros, queria perder o medo que tinha e só tinha de acreditar que era capaz. E tudo o que aprendi nesta escola, nunca vou esquecer, porque tudo o que fiz ajudou-me a crescer, e dizem que já estou preparado para passar… Por isso, eu acho que tive 100 a tudo!  

O meu pai não me prestou muita atenção, mas não deixei de lhe dizer algumas coisas.
Olhei para os adultos e pensei, eu sei que todos os adultos que estiveram comigo também me ajudaram e foram muito importantes em tudo aquilo que fiz, embora nem sempre achasse que sabiam o que gostava de fazer, mas mesmo assim, levo-os comigo, guardados, e vou tentar lembrar-me sempre deles! Dei-lhes um enorme abraço, e disse obrigado, e a minha voz parecia que não queria sair, porque também teria saudades deles. 

Sem que percebessem saí a correr da sala e fiquei parado na rua a olhar para as árvores, para a relva e para a areia, onde aprendi tanto. Falei bem baixinho, para que ninguém me ouvisse,

Obrigado rua, por me teres ensinado tanta coisa e por me teres deixado brincar com as árvores, com os ramos e com as folhas. E sabes, nunca me vou esquecer de ti, levo a marca no meu joelho, que me vai lembrar sempre que brinquei aqui na rua e que foi contigo que aprendi a ser corajoso! Se dizem que estou preparado para passar, então tenho de ir, mas vou porque eu sei que sou capaz, porque quando brinquei contigo, também me ensinaste isso! 

#umacaixacheiadenada

Rui Inácio



Comentários

  1. Bom dia.
    Quero agradecer as palavras que aqui foram escritas. Emocionaram-me e até me caíram algumas lágrimas. O encerrar de ciclos nem sempre é vivido de forma leve e este ano tão atípico deixa-me num turbilhão de emoções. A escola terminou... e ficou tanto por dizer, tanto por fazer... Restam-me os olhares, sempre luminosos e os sorrisos das minhas crianças que me faziam esquecer, de vez em quando, que o mundo tinha mudado e os afetos agora deveriam ser vividos de forma diferente; retraídos e "escondidos", mas que o amor que sentia por elas continuava o mesmo e melhor, era recíproco.

    GRATIDÃO!
    Educadora Alexandrina Vasconcelos (JI Caliços - Albufeira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas palavras, de facto, apenas tento refletir e fazer refletir nas prioridades que damos diariamente. Mudamos, ou pelos ficamos mais despertos e sensíveis para o que é necessário! :) Obrigado pelo seu comentário!

      Eliminar
  2. Magnifico texto que emociona.Muitos adultos devem ler para compreenderem a importancia do BRINCAR.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico!!! 👏👏👏

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?

"as minhas paredes estão cheias de nada (...) isso é sinal de que não trabalho"