Professores: (não) sejam acorrentados pelo vosso medo!

Não existem professores perfeitos, não existe uma educação perfeita.

Se buscam a educação que torna todos como alunos de sucesso, parem já!

Se procuram pedagogias únicas que abranjam todos os alunos e vos deem todas as respostas, não continuem...

Se procuram professores preocupados com os alunos... Continuem a procurar, porque eles existem. 

Se procuram professores empenhados, motivados e que acreditam na educação, não desistam porque ainda existem professores fora da caixa.

Os professores fora da caixa lutam contra um sistema implementado durante décadas, implementado socialmente, que visa o aluno ideal, perfeito e sem qualquer dificuldade. 

Se procuram uma escola inclusiva, continuem, mais cedo ou mais tarde ela existirá. 

Se procuram um Ministério que valoriza os profissionais da educação, que acredita no potencial de cada um, que acredita na diversidade e no interesse dos alunos, continuem a procurar, talvez noutro país o poderão encontrar…

Se procuram professores unidos e preocupados pela escola nacional, desistam... Não os encontrarão. 

Quanto estamos dispostos a dar, a ser e a criar? 
Quantas oportunidades poderemos valorizar como momentos de crescimento dos nossos alunos, como oportunidade de revelarem os seus interesses e não de um currículo desadequado aos tempos de hoje. 

Sair da caixa... Sair da zona de conforto... 

Da creche ao ensino superior, continua-se a agir de acordo com os interesses sociais, ignorando cada sentimento, emoção ou interesse. 

Sair da caixa, sair da zona de conforto... Quão difícil será?

As aulas mantém-se aprisionadas ao passado, aprisionadas entre quatro paredes, aprisionadas à imagem do professor enquanto transmissor de conhecimentos... Porque na escola “dá-se” matéria, “ensina-se” matéria... Na escola assume-se um comportamento autoritário, de professor sabe tudo... é hora de mudar?

Sair do contexto de sala é tornar tudo mais claro, é abrir as mentes e ousar, é sair da caixa e tornarmo-nos desafiantes e ousados, é acreditar que a educação somos nós, e que se queremos mudança, tem de começar por cada um de nós.
É olhar para uma caixa, a que chamamos educação, e ver no fundo espelhado o nosso rosto, e isso é o fundamental para criar mudança, alteração...a educação faz-se com todos e para todos. E cada um é uma peça fundamental nesta mudança!
  
Se sair da sala para "dar" aulas é ser ousado, então que o sejam! 

Temos muito a aprender com a Educação de infância... O interesse das crianças é o mote para o conhecimento e para as aprendizagens, a envolvência de todos, a palavra de ordem. Olhar para o educador como gestor de currículo, adequado aos alunos, uma vantagem. 

Mesmo sabendo as exigências sociais, que não se valorize a antecipação de conhecimento dos ciclos seguintes, mas sim a vontade de reconhecer nos alunos a sua potencialidade, a sua crença, a sua motivação para construir caminho em conjunto com os educadores, com os professores... 

Libertem os coelhos da Páscoa que tanto trabalho deram a fazer! Libertem as borboletas que tanto trabalho deram a pesquisar para se concretizar... Libertem as mentes e as correntes que não vos deixam ser professores atuais e ousados

Acreditem na mudança e sejam motivos de mudança.

Não se fechem nas vossas salas, tornem os quadros umas janelas de conhecimento, as paredes, espaços que não limitam o conhecimento e a vontade de saber mais. 

Tornem-se motivados pela mudança, pela vontade e pelo futuro dos vossos alunos.
Não sejam acorrentados pelo vosso medo, do medo de sair da caixa e de descobrir que a educação é muito mais do que coelhos, cartolas, borboletas, letras e números. 

Se sair da caixa faz ter medo, é normal, é o sentimento que a mudança cria em cada um de nós, não mudamos, não saímos porque temos medo de perder o controlo. E perder o controlo é aprender a lidar com situações novas, que através da experiência se tornam consolidadas. Mas poderemos dizer, saímos da zona de conforto, porque os alunos assim nos desafiaram! 

Mas, mais uma vez, temos medos de perder o controlo... 

Como se dizia, a educação somos nós, criticamos a sala ao lado, o colega do lado, mas não saímos da caixa... Nem deixamos sair... E mais uma vez, temos medo de perder o controlo. 

Mas a certeza é apenas uma, precisamos dos outros para sermos o que somos e para fazermos o que fazemos, ora com más ou boas práticas crescemos em conjunto, partilhamos e mudamos, e, alguns, saem da caixa... Os outros... Tem medo de perder o controlo...

#umacaixacheiadenada

Rui

Comentários

  1. ❤ o resumo maravilhoso relacionado c a nossa conversa entre amigos que também são colegas 👏 parabéns ❤

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    1. É só o acreditar de que existe ainda possibilidade de mudança, que todos sentimos vontade de largar correntes e lutar por aquilo em que acreditamos! Obrigado! Beijinho

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