1 ano a respirar reflexão, partilha e provocação!


1 ano.


Há um ano atrás a caixa nasceu, cheia de nada, vazia, sem qualquer palavra, reflexão, partilha ou provocação. Nasceu a caixa, cheia de nada, nasceu mesmo sem saber que rumo levaria.

1 ano de partilhas, de pequenas palavras que revelam, acima de tudo, a valorização das crianças, a valorização do brincar.

1 ano de reflexões que, não são mais, do que inquietações que foram sendo sentidas ao longo do tempo. Inquietações estas, que levaram a pensar na forma de as mudar, no modo como a nossa prática poderá seguir ao encontro dos mais pequenos. São reflexões que fazem parte da prática de cada, da vida diária de professor. Reflexões que nos fazem mexer e ser mexidos, que nos fazem mudar, ou não. Quantas reflexões nos fazem sair da zona de conforto e estabelecer as novas metas, limites e abrir os nossos horizontes?

A caixa abriu-se e tornou-se de cheia de nada, para uma caixa cheia de tudo o que haveria para a encher.

Afinal, ao fim de 1 ano, pela caixa faz-se o que faz parte da nossa personalidade profissional, das competências, da nossa identidade profissional, faz-se reflexão.

E quão importante é refletir, e se transcrito torna-se mais fácil se visualizar o que refletimos.

Ao fim de um ano, tantas foram as temáticas que nos fizeram balançar, tantas foram  as que nos fizeram sentir incomodados, tantas foram aquelas que nos provocaram e nos abriram um pouco mais a nossa mente profissional.

Ao fim deste ano de existência, a caixa transborda de partilhas, de crescimento, de conhecimento comum, de uma entidade profissional refletida e enriquecida pelas práticas de todos nós!

A caixa vive e respira a reflexão, a partilha e a provocação.

Quantas reações já provocou, e quantas partilhas, discussões, valorizações, conhecimentos, trocas de contactos já permitiu? Quantos momentos foram provocados de partilha e de reflexão comum, de reconhecimento, de conhecimento e diálogos de temas achados tabús?

1 ano de provocações, de reflexões fora da caixa, de alertas para a simplicidade, para a importância do papel das crianças, para a importância de se olhar para a educação de infância como um momento fabuloso de experiências, vivências e de partilhas. Mas mais do que jsso, de respeito pelas crianças  Desafia-se: sair da zona de conforto e estabelecer novas metas, novos desafios, novos olhares.

1 ano a tornar esta caixa como um espaço comum. 1 ano de agradecimento, de felicitações, de encorajamento à continuidade.

Esta caixa cheia de nada apaga a primeira vela e felicita todos os que nela se aventuram, se aventuraram e se aventurarão.

A caixa cheia de nada vive e respira a reflexão, a partilha e a provocação

#umacaixacheiadenada

Rui

Comentários

  1. ❤Muitos parabéns. Muitos e muitos anos de tantas palavras....! Muitos Muitos anos de Vida...para esta "Caixa cheia de Nada", que é tão cheia de tudo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?