"Vou para a sala, porque os meus miúdos já estão cansados da rua e precisam de fazer atividades"

Três semanas já passaram e, como o tempo tem permitido, a rua tem sido o melhor sítio
para estar, explorar, correr, trepar, desenvolver relações e para adaptar.

O espaço exterior continua a representar uma infinidade de oportunidades que não são possíveis de explorar em sala.

Correm, em grupos, divertidos pelo recreio. Balançam-se, em par, nos brinquedos com esse propósito. Passeiam-se, sozinhos, nos triciclos puxados com a sua força e empenho, a diferentes velocidades.

O sol brilha e as cabeças estão protegidas pelo chapéu azul. Mas as brincadeiras continuam a acontecer.

Espalhados pelo espaço, vamos sendo solicitados para brincar e entrar nas brincadeiras. Deito-me no chão e, depressa, desapareço no meio de pernas, braços, cabeças, 5 ou 6 miúdos, divertem-se comigo, a puxar-me os braços, a puxar-me as pernas, a cavalgar, a fazer tudo o que lhes for permitido.

Levanto-me e utilizo a bola para jogar, de facto, futebol não é a minha praia, mas fazem com que eu seja o Cristiano Ronaldo da escola, pois ficam impressionados com cada toque que faço, e eu esforço-me para parecer o melhor.

A brincadeira não termina... Alguém me puxa um braço e leva-me para uma das casas do exterior. Baixo-me e, bem encolhido, consigo entrar e aproveitar o belo lanche que me prepararam. À espera está uma mesa recheada das melhores iguarias, uma mesa recheada com dedicação... Uma mesa com sabor a imaginação.

Como deliciado, mas para sair, vou ter de rebolar fiquei de tal forma cheio que o movimento não me permite sair de outra forma.

Saio da casa e puxam-me para o escorrega, mas neste, não poderei andar, apenas os empurro e deixo que se divirtam sob o meu olhar atento. 

A rua leva a que haja movimento, interação, imaginação, leva a que a palavra brincar ganhe sentido e seja reflexo dos seus interesses e das suas iniciativas.

Acompanhamos sempre que nos solicitam, aventuramo-nos sempre que conseguimos ou quando o nosso corpo permite. Ou, ao invés do corpo, quando a nossa capacidade de interação, de relação, de imaginação e de brincar o permite.

Continuamos nas semanas de adaptações, e ao fim de 3 semanas, a preocupação por embelezar a sala já se faz sentir, a necessidade de querermos fazer atividades torna-se evidente. A vontade de os querer sentar entre quatro paredes, com o sol a brilhar lá fora, torna-se uma ordem.

Mas a porta da sala continua sem o nome da mesma, sem a identificação das crianças. No entanto, quer eles, quer os pais já sabem onde fica a nossa sala. Daí pergunto, valerá a pena gastar tempo em colocar o nome da sala, de forma perfeita, na porta? Mas atenção, a sala mantém-se intacta, de paredes vazias, sem trabalhos expostos...

A nossa sala é neste momento a rua, e isso não me incomoda... A prioridade não são as paredes, não é a porta, não são os cabides. A prioridade é a adaptação e, ao fim destas 3 semanas, quando chegam posso verificar que vêm a correr de sorriso no rosto e, ogo pela manhã, abraçam-me como se não me vissem há muitos meses.

A prioridade é deixar os pais descansados quando viram costas, atarefados com a sua vida laboral, e verificam que os filhos ficam a brincar, na rua, de sorriso no rosto.

A prioridade é conseguir estabelecer uma relação vinculativa com todos eles, independentemente do estatuto social, das crenças, ou da nacionalidade.

A minha prioridade é ser o educador que sou e que sempre fui, priorizando o ser criança diariamente. E se possível, pensar, refletir e melhorar o que faço diariamente.

A minha prioridade é mostrar que, a rua tem potencialidades que não são facilmente reconhecidas pelos adultos. Mas questiono, quão valor damos a esta prioridade? Que reconhecimento damos às potencialidades que o brincar ao ar livre lhes proporciona?

E, ao fim de três semanas, a prioridade é fazer "ouvidos moucos" a frases:

"Vou para a sala, porque os meus miúdos já estão cansados da rua e precisam de fazer atividades"

Cansados... Cansados estão os adultos...

#Umacaixacheiadenada

Rui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?

"as minhas paredes estão cheias de nada (...) isso é sinal de que não trabalho"