Sou educador e tenho um excelente braço direito.


Sou educador e tenho um excelente braço direito.

No dia-a-dia na profissão de educador muitas são as tarefas que vamos realizando, muitos são os desafios que vamos tendo.

Sabendo que o nosso foco é o bem-estar dos mais pequenos, há que refletir acerca do que proporcionamos diariamente. Como em outros textos já fui referindo, refletindo e escrevendo, que a relação que vamos estabelecendo com os mais pequenos é feita da nossa atitude, da nossa valorização profissional, de reconhecer como principal prioridade na educação de infância, o respeito pelas crianças.

Apesar de ter todas as competências pedagógicas, as quais me foram transmitidas ao longo de 4 anos, as quais me fizeram pensar acerca delas, levaram a que iniciasse o percurso de crescimento e me tornasse naquilo que sou hoje como educador.

De facto, a minha prática vai além do belo e do bonito, do interesse do adulto, do enfeite de paredes e de bonecos estereotipados. Vai, mais uma vez, no sentido real da educação de infância, as crianças. Poderia vangloriar-me de tudo o que foi sendo feito, mas não.

Sou educador e tenho um excelente braço direito. Um braço direito que reconheço como fundamental para realizar e concretizar o que fui planeando, dia após dia, mês após mês. E se ao escrever como escrevo, reflito na profissão de educador, não posso deixar de destacar o trabalho que em equipa é desenvolvido, não posso deixar de refletir nesta profissão, ser auxiliar de ação educativa..

O meu braço direito tem sido um elemento fundamental naquilo que tenho vindo a desenvolver. Colocamo-nos lado a lado, com um objetivo apenas, proporcionar aos miúdos, que temos a nosso cargo, um dia agradável e rico em experiências. Reconheço e valorizo cada atitude que o meu braço direito foi tendo, no companheirismo, na presença, no profissionalismo, pois é disso que respira a educação, no bem-estar de uma equipa que se pretende harmoniosa, pois, será assim que todos serão beneficiados.

Sabemos que cada um tem as suas competências, competências distintas, de acordo com o que os diferentes papéis requerem. Sabemos que existem hierarquias (conscientes ou não), diferentes responsabilidades, mas isso não é impeditivo para existir um ambiente sereno, tranquilo, acolhedor e respeitador.

Sou educador e tenho um excelente braço direito.

Não o digo para agradar e muito menos o faço para que venham dizer palavras bonitas, digo-o porque, de facto, se aventurou comigo, na minha forma de estar. Aventurou-se dia após dia nas propostas que eles nos iam lançando, aventurou-se a ouvir e a envolver-se com os mais pequenos, a criar um ambiente extremamente positivo em equipa, que se veio a refletir na forma como construímos valores importantes no grupo. Eu disse, construímos, todos juntos, educador, auxiliar, crianças, pais,...

E se a profissão de educador é de extrema importância, não se desvalorize o meu braço direito, não se menospreze quem caminhou lado a lado comigo e soube respeitar o que foi sendo feito, soube estar atento a todos os pormenores e de forma sincera e humilde, soube dar a sua opinião, sem nunca ultrapassar os limites que são definidos pela equipa.

Educador e auxiliar, duas profissões tão importantes no dia-a-dia dos mais pequenos, duas profissões que devem saber estar enquanto equipa e aprender em conjunto, criar oportunidades fundamentadas no respeito, em que se valorizam as crianças acima de tudo, em que se escutam...

É um desafio saber estar, saber ser equipa.

É, também, importante refletir na pertinência de cada profissão, o auxiliar não substitui o educador e o educador não substitui o braço direito, o auxiliar. Porque mais uma vez refiro, cada um tem as suas competências específicas, tem o seu papel, a sua especificidade da profissão.

E, chegados ao final do ano, reflito acerca do que fui proporcionando as crianças, reflito na relação que estabeleci com o meu braço direito, nas dificuldades que encontramos e ultrapassamos em conjunto, nos desafios a que nos propusemos e nos fomos atingindo.

Reflito na relação de companheirismo e cumplicidade que criamos com os mais pequenos. Reflito na presença, constante, na preocupação diária que o meu braço direito teve para com todos e até para comigo. Porque esta relação que se fala em equipa não prevê, apriori, uma amizade, prevê profissionalismo entre dois profissionais da educação! Prevê cumplicidade profissional com objetivos definidos, com interesses comuns, alicerçados no respeito, valorização pessoal, profissional e companheirismo.

Portanto, aqui deixo o meu singelo obrigado pela entrega diária, companheirismo, amizade, aventura, estado de loucura, por me acompanhar, e por tudo o que não é possível descrever em palavras. Deixo o meu obrigado, porque eu sei que sou educador, mas também sei que tenho um excelente braço direito!


#umacaixacheiadenada


Rui Inácio

Comentários

  1. Sou auxiliar quase por acaso, mas abracei esta profissão com o coração e agradeço às pessoas com quem me tenho cruzado, tenho sidode uma felizarda. Este ano foi uma surpresa, uma agradável surpresa, obrigada Rui, não estou a escrever para agradecer o , mais uma vez, excelente texto, mas para agradecer estes meses todos de trabalho que acabam por ser mais leves e enriquecedores devido a esse trabalho de equipa que referes e que tanto serve para que tudo corra bem e para que eles sejam mais felizes�� .
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta, é de facto assim que vejo a educação, olho para eles como os principais responsáveis, principais agentes do que vamos fazendo, as principais fontes de interesse. E, óbvio, que o trabalho em parceria e em equipa, só é possível desta forma, ser equipa! :) Obrigado mais uma vez pela tua entrega! :)

      Eliminar
  2. Sou Técnica de apoio a Infância e muitas vezes o nosso trabalho nao é valorizado, obrigada pelo excelente texto sinto o coração quentinho gracas a si!

    ResponderEliminar
  3. Olá boa noite, também eu sou auxiliar, um profissão que eu adoro, a partilha e a aprendizagem com as nossas educadoras é muito bom e quando somos valorizadas por elas ainda melhor...um lindo texto sem dúvida 💗💗💗

    ResponderEliminar
  4. Agradeço as suas partilhas tão sentidas. Vou partilhar no meu grupo "Cativar na escola e...na vida!".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

"as minhas paredes estão cheias de nada (...) isso é sinal de que não trabalho"

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.