São sementes que crescem... acompanhadas... cuidadas... e amadas...

Mexemos na terra, semeamos, e agora? 

Após o dia em que foram feitas pequenas sementeiras, o entusiasmo para mexer nos copos com a terra é muito. De forma esforçada, colocam-se no banco e observam o resultado desta pequena experiência. 

A simplicidade da atividade, de semear algo, torna-se uma descoberta enorme para estes pequenos. Andamos, diariamente, preocupados em organizar atividades complexas, como por exemplo, fazer bolinhas de papel crepe para se enfeitar a sala com flores, quando os podemos colocar a mexer nas sementes, na terra, na água, a sentir o sol... Tudo aquilo que uma planta necessita para crescer. 

A sala, fica enfeitada, ou ficará aos poucos, com o crescimento das pequenas sementes, que de forma delicada semearam. 

A observação que vão fazendo enriquece todo o processo. É verdade que poderão não entender, de forma plena, o que está a acontecer, mas aos poucos, o contacto que vão tendo, leva a que se apropriem destas capacidades inerentes a estes processos simples. 

Revelam capacidade de atenção, de observação, leva a que comuniquem, gesticulando ou utilizando pequenas palavras, descrevendo o que estão a ver de forma entusiasmada. 

No entanto, nem tudo são rosas ... Sabemos que por vezes, esta curiosidade é tanta, que utilizam tudo o que podem utilizar, para mexer novamente naquilo que fizeram, e por vezes, todo o trabalho que tiveram em semear cai por terra. A terra espalha-se, as sementes espalham-se e incrédulos, olham para o que acabaram de fazer, imóveis como verdadeiras estátuas. Alguns começam a apanhar a terra e a guardá-la no copo. O chão vai ficando limpo. A terra voltou para dentro do copo, e este, está novamente à janela. 

A semente que já esteve semeada, que já iniciou o seu processo de germinação, volta para o copo, onde pode dar continuidade à experiência. 

Semear estas pequenas sementes, não foi nada fácil, os seus dedos ainda em treino constante, foram-se adaptando ao longo do processo, mas todos, um a um, encheram o seu copo. Acabaram de dar um sentido à utilização do movimento de  pinça, e graças a esse esforço, a sementeira repousa. 

O resultado das mãos que as cuidaram e criaram estará para breve e, atentos, estarão todos os olhos para ver toda a transformação. 

São sementes que crescem acompanhadas de olhares curiosos e despertos para o que está à sua volta. 

São sementes que crescem... acompanhadas... cuidadas... e amadas... 

#umacaixacheiadenada

Rui 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?