Os anões dos dentes cerrados

Os anões dos dentes cerrados, são  uma pequena comunidade que gosta de reinar de acordo com os seus interesses. 

Estes anões dos dentes cerrados sentem grande poder acerca do que os rodeia e nada, nem ninguém, se pode chegar a eles. 

Se os seus pequenos corpos de anões, são um misto de emoções que ainda não conhecem, estes anões dos dentes cerrados, agem apenas de uma forma: impulsivamente. Lançam-se perante os outros na ânsia de mostrar o seu desagrado. 

No entanto, estes anões dos dentes cerrados, ainda não aprenderam a lidar com a frustração e utilizam tudo o que conseguem para atingir o fim. 

Sempre que alguém os incomoda, no alto dos seus cavalos brancos, que utilizam para se baloiçar, a reação não é a melhor, empurram qualquer um e as bocas, que até então estavam abertas, cerram-se na mão, no braço, ou onde se conseguir. Os dentes, que ainda estão em formação, tornam-se na melhor forma de se expressarem. 

Os anões dos dentes cerrados, continuam a aprender e a explorar estes pequenos tesouros que nascem nas suas bocas. 

A reação dos demais, não é boa. No entanto, os anões dos dentes cerrados, estão a utilizar a sua fala corporal e que, de um modo simples, alertam quem está junto deles, "Deixem-nos estar que estamos a brincar e não queremos ser incomodados". 

Apesar de pensarem nisto, estes anões dos dentes cerrados vão aprendendo, aos poucos, no modo como deverão lidar com estes sentimentos. Os anões dos dentes cerrados devem aprender a viver as suas emoções e os seus sentimentos, e as dentadas, não são a melhor forma de cativar os que estão à sua volta. 

Atentos, e sem saber como resolver tal problema, propõem aos anões dos dentes cerrados que se acalmem e aprendam a ouvir o não. Tentam revelar que este comportamento levou a que outros anões deixassem de olhar para eles como capazes de pertencer a esta aldeia de anões. 

No entanto, a capacidade de entender os sentimentos  que revelam, vai-se desenvolvendo, levando a que, a pouco e pouco, comecem a utilizar formas de expressão menos agressivas, que não causam dor. Os anões dos dentes cerrados, aconselhados pelos demais, vivem e relacionam-se de forma mais tranquila. Se os seus demais, apesar de ansiosos, lhes transmitem confiança e aprendem a conversar com eles, os anões dos dentes cerrados apoderar-se-ão e mudarão os seus comportamentos, em prol dos outros e não apenas em torno de si próprios. 

Desta forma, os anões dos dentes cerrados mudam de nome e são agora conhecidos como os anões fala-barato, que agora, e com a ajuda da sua expressão oral, demonstram alguma comunicação para com quem está à sua volta. 

E do alto dos seus cavalos brancos, os outrora anões dos dentes cerrados, conquistam a amizade e o respeito de todos. Afinal, todas as dentadas que deram, não foram mais do que uma forma de expressão, um modo de se conhecerem e de lidarem com aquilo a que chamamos sentimentos. 

E se para quem assistia a tal luta interior era algo difícil, imaginemos então, como seria para estes anões dos dentes cerrados, que de um modo tão fácil, eram julgados perante uma inquisição dos demais que não leem os pensamentos de todos estes pequenos anões. 

Leem sim, o comportamento destes anões dos dentes cerrados à luz de suposições e de perspectivas adultas. Afinal, diziam os anões dos dentes cerrados, "Não queremos ser incomodados" porque estamos em constante aprendizagem! 



#umacaixacheiadenada

Rui 



Comentários

  1. E onde crescem os anões de dentes cerrados, tornando-se adultos de dentes cerrados, falhamos nós como pais por não os ensinarmos a sorrir em vez de cerrar os dentes.
    Grande abraço Rui.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?