A arte de educar com intencionalidade

A arte de educar com intencionalidade

Falar de Educação de Infância é falar de escolhas.

Escolhas que parecem pequenas, mas que se tornam motores e guias para o que acontecem diariamente nas salas, e foram delas. Por vezes, pequenas colhas que parecem vazias, mas que carregam dentro de si uma consciente intencionalidade. No dia-a-dia educativo, nada acontece por acaso, em cada gesto, em cada pergunta, no silêncio que escuta e no espaço que se permite a curiosidade, o educador reafirma à criança a sua competência, a sua capacidade e o seu valor.

A intencionalidade educativa é isso mesmo, a capacidade de agir com um propósito. Olhar para cada criança como um ser único, com a capacidade de compreensão, o que precisa naquele momento e criação de oportunidades transforma cada espaço e situação em aprendizagens significativas, através da experiência, do envolvimento e, claro, do brincar.

Não se trata de “ensinar mais”, mas de tornarmos consciente o processo de saber por que se faz aquilo que se faz.

A intencionalidade educativa significa preparar ambientes que convidam e desafiam a descoberta, tornando a observação numa ação que ajusta práticas, que escuta com verdadeira curiosidade o que as crianças revelam, nos gestos, nas falas ou até nos silêncios, e transforma essas pistas em decisões pedagógicas que lhes devolvem dignidade, ação e voz.

Quando um educador organiza um espaço exterior rico em possibilidades, está a afirmar que a aprendizagem e o desenvolvimento surgem com todo o corpo.

Quando se permite um tempo prolongado de brincar, confia-se na criança e no seu modo singular, mas complexo, de explorar o mundo.
Quando se regista ou se documenta, através de notas, fotografias, conversas e partilhas com as famílias, está-se a criar pontes entre contextos e a reconhecer o valor da documentação como forma de compreender o percurso de cada criança.

A intencionalidade educativa não transforma a prática num guião rígido. Pelo contrário, dá-lhe direção sem desviar o propósito da criança. .

Esta intencionalidade permite que o educador esteja atento, disponível, com o olhar cuidadoso para ver mais além, e com a valorização do ritmo de cada um.

Numa escola onde se vive a intencionalidade, o dia-a-dia, o quotidiano, torna-se o currículo, e cada momento é reconhecido como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento global.

Educar na infância é um ato de responsabilidade, mas também um ato de entrega e de empatia.

A intencionalidade educativa é o caminho que permite que essa entrega se transforme em pedagogia.


Rui Inácio

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