Cumprimentos do futuro educador do seu filho que, ainda, não conhece


Querida mãe do meu futuro aluno,


O ano está a começar, como tal, a ansiedade de muitos pais começa a aumentar. Começa-se a pensar em como agir no primeiro dia e em como se deixarão esses tesouros, sem que fiquem a chorar. Mas dou-lhe um conselho: confiança! Estar segura do que está a fazer e mostrar ao seu tesouro que tudo está bem!

Bem sei que são meras palavras e que, escrever palavras é diferente de ter ações, mas confie em nós! Mesmo sabendo que teremos mais crianças, que todos serão tratados de modo a promover o bem-estar de cada um, não deixaremos de valorizar a individualidade, as necessidades que cada um apresenta, a forma como os deveremos acalmar… Mesmo estando mais do que uma criança a nosso cargo, teremos o cuidado, para que o seu tesouro se sinta bem. Teremos o cuidado de o confortar, quando uma lágrima perdida correr pela face. Teremos o cuidado de o abraçar e, se necessitar, de lhe dar a chucha e a sua “naninha”.

Fique tranquila, ou tente.

Ao ler o seu texto, fico a conhecer um pouco mais o seu bem precioso e, terei todo o cuidado com ele. Mesmo não sendo o único, faremos para que todos se respeitem, que todos sejam sensíveis ao grupo. Assim, olhando para todos, olharei também para o seu pequeno. Estarei atento a todos os seus gestos e comportamentos. Estarei disposto a conhecê-lo a cada dia que passa, de modo a que, o conheça tão bem que não precisará de palavras para exprimir o que sente. E eu, conseguirei entende-lo.

Comprometo-me a estabelecer uma relação segura, que se baseie na confiança, no afeto, no respeito, mas acima, no brincar. Essa é para mim a palavra de ordem.

Quando chegar a hora da refeição estarei atento, para que, o seu pequeno saia satisfeito deste momento! Quanto às migalhas e aos restos de comida no chão, não se preocupe, chama-se aprendizagem, chama-se experiência, mas acima de tudo, chama-se crescer. Mais uma vez estarei ao lado dele para o apoiar.

Terá momentos em que errará, mas terá mais do que isso! Poderá corrigir os erros e aprender com eles. Comprometo-me a apoiar essas tentativas, serão elas que o farão perceber o que fazer… serão elas que o farão crescer.

Quando ele chorar na sala, ou quando chamar por si, terei o cuidado de lhe dizer a verdade, que a mãe foi trabalhar, mas que já volta para o vir buscar. E depois desta pequena conversa, dar-lhe-ei um abraço que fortalecerá a nossa relação de afeto, de amizade e de companheirismo.

Fico feliz por perceber, que os trabalhos que se possam fazer serão produções do seu filho e não minhas, que a sala não estará enfeitada para a agradar, estará organizada de modo a que o seu filho se sinta bem, e o espaço seja reflexo de explorações, de oportunidades pedagógicas e de vivências do seu filho.

Comprometo-me, apenas, a permitir que o seu filho brinque de forma serena, baseado no interesse que demonstrar, permitindo que seja feliz.

Apesar de reconhecer que terei atenção a todos, os meus braços e as minhas pernas estender-se-ão, de modo a que todos se aninhem e todos possam usufruir de um pedaço, para que se acalmem e possam estar em grupo, atentos a todos os outros.
Tranquilize-se, porque priorizo o interesse das crianças, faço para que brinquem muito, para que as necessidades de todos sejam correspondidas.

Comprometo-me a deixá-los serem crianças, e assim, possam crescer e descobrir experiências e aventuras que os fará adquirir conhecimentos importantes!

Apesar de ainda não nos conhecermos, agradeço-lhe a sua compreensão, a forma como descreve o seu filho, e como valoriza a minha atitude. Como diz, não seremos os melhores amigos, mas o mais importante, é estabelecermos uma relação de respeito, de valorização de papeis, de companheirismo, no sentido de valorizar o seu filho, a minha principal preocupação.

E para terminar, sempre que necessitar, estarei aqui para lhe tirar qualquer dúvida, para a ajudar naquilo que for necessário, para a ouvir sempre que estiver preocupada com algo da escola, ou com o comportamento do seu filho.

Estarei aqui, porque a minha principal preocupação é o bem-estar do seu filho, dos filhos de todos os pais que terei a meu cargo. Mas, ressalvo apenas, que darei o meu melhor, para que cada um deles cresça de forma harmoniosa, e seja desafiado diariamente a ser criança, a saber mais, a aventurar-se mediante os seus interesses e não os meus.

Agradeço-lhe as suas palavras, e espero ansiosamente, que o dia de amanhã chegue e possa acolher o seu filho de braços abertos e o possa confortar e desejar-lhe um bom ano letivo!

Que seja um ano em que caminhemos lado a lado, com um único fim, que todos cresçam e sejam felizes na sala onde estou.

Porque mais do que ter uma pasta cheia de trabalhos no final do ano, alegra-me a ideia de ver que leva para casa um filho cheio de experiências e vivências que não são possíveis de registar em papel!

Envio-lhe um abraço, a mãe que ainda não conheço.

Cumprimentos do futuro educador do seu filho que ainda não conhece

#umacaixacheiadenada

Rui

Comentários

  1. Que escrita fantástica. Que maravilhosa descrição do que é a minha realidade, daquilo que sinto, daquilo que vivencio ���plausos para si colega Rui. Partilhamos os mesmos ideais pedagógicos. Votos de um ano letivo inesquecível para todas as colegas, para as nossas crianças e claro para as suas famílias �� Confiem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lara, agradeço, desde já, as suas palavras. De facto, esta é a minha forma de ver a educação de infância, esta é a minha forma de estar em educação de infância! A prioridade é, de facto, a criança.

      Obrigado mais uma vez,

      Rui

      Eliminar
  2. SIM, a palavra chave é confiança. Não descreveria melhor a realidade☺
    Um excelente ano letivo para o colega Rui, para todos os educadores, professores e pais
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Madalena, desejo-lhe, também, um ótimo ano letivo, cheio de desafios!

      Rui

      Eliminar
  3. Parabéns .. como me identifico com o conteúdo da sua carta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zulmira! Agradeço o seu comentário! É uma carta que reflete a minha forma de pensar a educação de infância! Muito obrigado,
      Rui

      Eliminar
  4. Ao ler este texto desejei que a nova Educadora do meu filho, que conhecerei já na próxima sexta feira, tenha a sua sensibilidade, a sua preocupação e os mesmos ideais. Ele já não precisa de chucha, mas precisa te atenção, de afeto, de respeito, de brincar, de ser criança, de ser feliz. Obrigada pelo texto, que surgiu numa altura em que precisava destas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Auto-mãe-bilista pelas suas palavras! Confie nas pessoas a quem entregará o seu filho. :) O Importante é desafiarmo-nos a olhar para eles, como seres com interesse, com poder de escolha, com a possibilidade de ser feliz diariamente. Acredito que, o bem-estar será uma preocupação constante de quem o receberá. Desejo-lhe as maiores felicidades para estes tempos próximos! Obrigado pelas suas palavras!

      Eliminar
    2. Este texto é brilhante, como brilhantes são os educadores que estão ansiosos para receber os seus meninos, os que já conhecem e os novos para todos acolher com amor, atenção e carinho.
      O caminho faz-se caminhando e a brincar fazem-se coisas muito sérias.
      Um bom ano para todos os educadores, crianças e papás!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?